I - Informações sobre o procedimento
- O procedimento consiste na obtenção de pequenos fragmentos da próstata, por via endorretal, guiado por ultrasssonografia.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O paciente deverá vir acompanhado. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.
- Trazer exames recentes relacionados a próstata com ultrassonografias, ressonância magnética e biópsias anteriores, além do PSA (exame de sangue relacionado a próstata) dos últimos dois anos.
- Trazer os exames recentes de sangue e Eletrocardiograma. Para pacientes cardíacos, além desses exames, trazer ecocardiograma e teste de esforço, os quais serão avaliados pelo anestesista.
- Para IR: Pacientes acima de 65 anos, necessita de risco cirúrgico, solicitado pelo anestesista.
-Trazer os 2 pedidos médicos relativos aos exames que serão realizados:
1) Ultrassonografia da próstata via transretal com color Doppler ou Ultrassonografia da próstata via transretal colorida ou biópsia guiada por ultrassonografia;
2) Biopsia da próstata guiada por ultrassongrafia;
III -- Preparo
- Suspender 10 (dez) dias antes do exame medicação anti-coagulante ou medicamentos derivado de ácido acetilsalicílico acetilsalisílico. Exo (Aspirina, AAS, Melhoral, Heparina, Liquemine, Ticlid, Marevan, Plavix,Persantin, Trental, Buferin, Cumadin, Vitamina E, Tanakan, Ginko Biloba).
- Comunicar o seu médico assistente sobre a necessidade da suspensão da medicação.
- No dia do exame, o cliente deve apresentar o consentimento por escrito da suspensão dessas medicações. Caso não seja possível a interrupção do uso de tais fármacos, é aconselhável realizar o procedimento em ambiente hospitalar.
Para realização deste exame é necessária realização de antibióticoterapia profilática. Sugerimos a seguinte medicação e dosagem:
Levofloxacin 500mg (Tamiran 500mg)
1 comprimido no dia anterior ao exame
1 comprimido no dia do exame
1 comprimido no dia seguinte ao exame
- A aquisição deste medicamento deve ser feita através de prescrição do médico solicitante deste exame.
- Em casos especiais e a critério do seu médico assistente, a medicação poderá ser modificada.
- O cliente deve chegar 01 hora antes do horário agendado para abertura de ficha e procedimento que antecede a realização do exame.
Para IR (IMPORTANTE)
Será necessário o uso do Minilax® para o preparo, por via retal:
- O preparo visa o esvaziamento da ampola retal para otimizar o exame.
- O cliente precisará aplicar por via retal todo o conteúdo de uma bisnaga individual entre 4 a 5 horas antes do exame.
- Após cortar a ponta da cânula da bisnaga, com pressão firme, inserir suavemente a cânula, comprimir a bisnaga, até ser expelido o conteúdo.
- O efeito laxativo deve iniciar em 5 a 40 minutos. Caso não evacue prosseguir para a realização do exame na Unidade, presume-se que neste momento a ampola retal já esteja vazia e com preparo adequado.
IV - Cuidados após o exame
- O cliente não pode ir embora dirigindo, sendo obrigatória a presença de um acompanhante.
V - Possíveis complicações:
- Infecção: como o exame é realizado através do reto, há possibilidade de contaminação da próstata. Entretanto, mesmo com o uso preventivo do antibiótico, existe uma chance muito pequena de ocorrer infecção local.
- Sangramento: é comum haver pequenos sangramentos pelo reto, urina e esperma nos dias subseqüentes à biópsia. Hemorragias importantes são raras.
VI - Observação
- Em caso de atendimento por plano de saúde, é necessário apresentar a solicitação médica de biópsia guiada por ultrassom, anatomopatológicos e anestesia.
- Neste exame é realizado o procedimento de biopsia, o material colhido ( poderá ser mantido em temperatura ambiente ou refrigerado ate 24 h) será entregue ao cliente, para que seja levado até um outro local para a analise do material.