I - Critérios de realização
- Ao ligar para agendar a biópsia, a cliente é informada sobre detalhes como cobertura de convênio, preço do procedimento e documentos necessários, entre outros dados. Essas informações, no entanto, podem sofrer correções no momento do exame, de acordo com a necessidade da abordagem de mais de uma lesão ou da adequação dos métodos de orientação por imagem.
- Uma vez na recepção da unidade de atendimento, a cliente recebe um documento informativo e preenche uma autorização. Após essa etapa, passa por entrevista com um médico especialista, que fornece explicações sobre o procedimento, analisa exames anteriores e atuais e avalia os dados obtidos no questionário, com o objetivo de garantir a segurança na realização da biópsia.
II - Interferentes
- Sete dias antes da biópsia, é necessário suspender o uso contínuo de ácido acetilsalicílico (Aspirina® e AAS®) e outros antiagregantes e anticoagulantes orais, sempre com supervisão médica e com um consentimento por escrito do clínico responsável, que deve ser apresentado ao laboratório. Caso a interrupção dessas medicações não seja possível, recomenda-se a execução do procedimento em ambiente hospitalar.
III - Preparo
- Nas 24 horas que antecedem o exame, não podem ser aplicados nas mamas e axilas produtos como talco, perfume, desodorante, cremes, pomadas ou loções.
- A cliente deve comparecer à unidade de atendimento usando uma blusa com abertura frontal e sutiã ou top justo.
- Não é recomendável realizar o exame em jejum. A cliente precisa fazer uma refeição leve pelo menos uma hora antes do horário agendado para o procedimento.
- É obrigatória a apresentação do pedido médico e de todos os exames relacionados à biópsia, tais como mamografia, ultrassonografia de mamas, ressonância magnética e resultados de biópsias anteriores.
- Como não pode dirigir após a biópsia, a cliente deve estar acompanhada no momento de deixar a unidade de atendimento. Se isso não for possível, sugere-se o uso de táxi ou mesmo de transporte público.
IV - Tempo de permanência no laboratório
- O procedimento de biópsia dura, em média, duas horas.
V- Cuidados após o exame
- A cliente não pode dirigir no dia do exame.
- O curativo tem de ser mantido por 24 horas.
- No dia seguinte, é necessário voltar ao laboratório para a retirada do curativo e a avaliação da área da biópsia.
- Durante 72 horas, a cliente não deve realizar exercícios físicos vigorosos.
VI - Observações
- Além da biópsia, o procedimento inclui a realização e a cobrança da análise do material coletado, ou seja, do exame anatomopatológico.
- Havendo necessidade de biópsias de mais de uma lesão, o laboratório as inclui no procedimento e cobra os exames anatomopatológicos de cada região diferente que for puncionada. Muitas vezes, só é possível ter essa ideia durante a execução do procedimento.
- Para atendimento por plano de saúde, a cliente tem de apresentar solicitação médica também para o exame anatomopatológico, que, para facilitar, deve estar no plural (exames anatomopatológicos), para o caso de haver mais de uma lesão a ser analisada.
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no laboratório.