Doença de Ménière: o que é, sintomas, causas e diagnóstico

A doença de Ménière é uma condição crônica também conhecida como hidropsia endolinfática. Uma vez que a endolinfa é um líquido que preenche o labirinto membranoso da orelha interna e hidropsia é o acúmulo anormal de líquido em cavidades do corpo, a doença de Ménière se associa a uma distensão e distorção do compartimento que contém a endolinfa na orelha interna, provocando um aumento de pressão local.

A condição pode afetar um ou ambos os ouvidos e embora os sintomas costumam se iniciar entre os 20 e os 40 anos, pode ocorrer em qualquer idade.

Sintomas da doença de Ménière

Os sintomas da doença de Ménière podem variar em intensidade e duração entre os pacientes. Um dos principais desafios no diagnóstico é a semelhança das manifestações desse quadro com as de outras condições, como a vertigem postural paroxística benigna.

A doença de Ménière é tipicamente caracterizada pela combinação de perda auditiva, vertigem e zumbido. Contudo, enquanto em alguns indivíduos afetados a perda auditiva predomina, outros têm a vertigem como principal sintoma associada a uma perda auditiva leve.

Conheça melhor cada um dos sintomas associados à doença de Ménière:

  • Perda auditiva: geralmente é flutuante e precede as demais manifestações. Inicialmente, a perda auditiva tende a comprometer sons de baixa frequência, mas com a evolução do quadro pode se estender para todas as frequências de sons. É comum se associar à sensação de plenitude aural ou pressão no ouvido.
  • Vertigem: é descrita como uma sensação de rotação intensa ou de perda de equilíbrio que pode durar de 20 minutos a várias horas.
  • Zumbido (tinnitus): pode ser constante ou intermitente e ocorrer simultaneamente ou independentemente dos demais sintomas.

A maioria dos pacientes tende a alternar entre períodos de sintomas e fases de remissão.

Causas da doença de Ménière

A causa exata da doença de Ménière, ou seja, da hidropsia endolinfática, não é completamente compreendida, mas se acredita que infecções, variações anatômicas individuais da orelha interna, determinantes genéticos, estresse, tabagismo, alterações imunológicas, entre outros fatores, podem se associar ao quadro.

Quando é indicado procurar um médico

Qualquer pessoa que experimente episódios recorrentes de vertigem, perda auditiva, zumbido ou sensação de pressão no ouvido deve procurar atendimento médico. É particularmente importante buscar ajuda se os sintomas forem graves ou estiverem piorando com o tempo. O diagnóstico precoce possibilita orientações específicas e abordagem médica adequada, com impacto na qualidade de vida e no retardo da progressão dos sintomas.

Diagnóstico da doença de Ménière

O diagnóstico da doença de Ménière é desafiador e feito com base em uma combinação de história clínica, sintomas relatados e exames especializados.

A investigação do quadro deve ser sempre feita por um médico. É importante ponderar que não há um exame específico para o diagnóstico da condição, mas há métodos que são relevantes na avaliação do paciente com a suspeita do quadro.

Audiometria: é um teste importante para avaliar todo paciente com suspeita de doença de Ménière. A identificação de uma perda auditiva neurossensorial para sons de baixa frequência é o achado mais comum no início do quadro. Com a progressão da doença, a perda auditiva pode se estender para outras frequências de sons.

Testes vestibulares: consiste em um conjunto de diferentes testes que avaliam a função labiríntica.

Ressonância Magnética (RM): atualmente, a RM tem papel crescente no diagnóstico, estadiamento, exclusão de outras causas e planejamento do tratamento na doença de Ménière

Embora não tenha cura, os sintomas podem ser gerenciados com uma combinação de mudanças no estilo de vida, dieta, medicações e, em casos selecionados, procedimentos cirúrgicos. O diagnóstico precoce e o manejo adequado são essenciais para reduzir a gravidade dos sintomas e melhorar o bem-estar geral do paciente.

Faça seus exames no IRN

No Instituto de Radiologia você pode realizar seus exames de imagem e outras especialidades diagnósticas em um ambiente acolhedor e moderno. Você pode obter mais informações pelo WhatsApp (telefone 4004-3220) ou confira qual unidade fica mais próxima a você. Converse sempre com seu médico.


16/12/24

16 de dezembro de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias