Entendendo os tipos de exames de imagem

Os exames de imagem são capturas fotográficas ou vídeos realizados por meio de equipamentos, que conseguem converter raios-x, ondas sonoras ou radiofrequência em imagens. Esses exames são complementares frente a suspeita de diversas doenças, auxiliando o especialista no diagnóstico.

Quais são os principais tipos de exames de imagem?

● Raio-x (radiografia): Utilizado para visualizar ossos, pulmões e órgãos internos.

● Tomografia Computadorizada (TC): exame útil na avaliação de nódulos sólidos ou císticos, massas viscerais, lesões vasculares como aneurismas, processos infecciosos, entre outros. Também é útil no acompanhamento de pacientes com câncer para monitorar o aparecimento de metástases.

● Ressonância Magnética (RM): Produz imagens detalhadas dos tecidos moles do corpo, como músculos, ligamentos e órgãos internos.

● Ultrassonografia: Utiliza ondas sonoras para criar imagens em tempo real de órgãos internos.

● Mamografia: Especialmente utilizada para detecção precoce de câncer de mama, através de imagens radiográficas.

Quais são os riscos da realização de exames de imagem?

Os exames de imagem são ferramentas importantes para a medicina devido à sua alta precisão e conforme o avanço da tecnologia, esses procedimentos tornaram-se cada vez mais seguros e menos invasivos, reduzindo os riscos.

Entretanto cada tipo de exame de imagem apresenta particularidades que devem ser avaliadas pelo médico sobre os riscos x benefícios de suas utilizações.

Onde posso realizar meus exames de imagem?

A equipe do Instituto de Radiologia está disponível para atender, esclarecer dúvidas e agendar seus exames de imagem. Confira os serviços disponíveis e as unidades mais próximas de você.


29/04/24

29 de abril de 2024

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias