Holter 24horas: para que serve, como é feito e quando é indicado!

O Holter 24horas é um exame que avalia a atividade elétrica do coração ao longo de um dia completo.

Esse teste permite detectar e caracterizar arritmias cardíacas, relacionando as alterações encontradas com os sintomas apresentados pelo indivíduo e auxiliando a identificar irregularidades que um eletrocardiograma de repouso pode não captar.

Converse sempre com seu médico e, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura.


Para que serve o Holter?

O principal objetivo do Holter 24h é obter um registro contínuo do ritmo cardíaco do indivíduo ao longo de um período de um dia, durante as atividades cotidianas. 

Dessa forma, é possível detectar alterações que podem não ser identificadas no eletrocardiograma de repouso.

O Holter 24h é particularmente útil para:

  • Detectar arritmias cardíacas: alterações no ritmo cardíaco que podem ser esporádicas ou não captadas no eletrocardiograma de repouso
  • Investigar sintomas que podem estar relacionados ao coração, como tonturas, desmaios (síncope) ou palpitações
  • Avaliar a eficácia de tratamentos: monitorar se a medicação ou outros tratamentos para distúrbios cardíacos estão funcionando.

Quais alterações podem ser diagnosticadas?

O exame pode detectar condições como:

  • Bradicardias e taquicardias
  • Bloqueios cardíacos
  • Fibrilação ou flutter atrial
  • Outras arritmias
  • Alterações associadas à isquemia miocárdica / a síndromes coronarianas

Como é feito o Holter 24h?

O Holter 24h é um exame não invasivo e relativamente simples. 

Para realizá-lo, são colocados eletrodos fixados no tórax, conectados a fios que se ligam a um dispositivo portátil, geralmente do tamanho de um smartphone.

Durante o período de monitoramento, ou seja, 24 horas, o cliente é orientado a registrar todas as suas atividades e sintomas em um formulário específico. A

demais, o indivíduo mantém suas atividades diárias normais, exceto tomar banho ou imersão em água.

Os dados registrados pelo Holter são transferidos para um computador e analisados por um profissional de saúde, geralmente um cardiologista especializado em arritmias cardíacas.

A análise dos resultados permite a detecção de irregularidades no ritmo cardíaco e a identificação e a caracterização de arritmias, auxiliando um diagnóstico preciso e a definição de um plano de tratamento adequado.

Como devo me preparar para o exame Holter 24 horas?

A preparação para o exame Holter 24h é simples:

  • O exame Holter 24h precisa ser previamente agendado
  • Não é necessário um preparo específico nem alteração de rotina, mas se recomenda que o paciente não use cremes, hidratantes ou pomadas na região do tórax nas 24 horas anteriores ao exame e que tome banho pouco tempo antes da colocação do aparelho, uma vez que ele só será retirado no dia seguinte
  • Também é indicado optar por roupas que facilitem o acesso ao tórax para a colocação dos eletrodos
  • Além disso, é recomendado manter um diário de atividades e sintomas durante o período de monitoramento, para que o médico possa associar esses eventos a alterações observadas no exame.

Contraindicação para realizar o teste

O Holter não pode ser realizado na presença de queimaduras ou lesões na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergia importante a álcool ou esparadrapo.

Realize seu exame no Instituto de Radiologia!

No Instituto de Radiologia você pode realizar seus exames de imagem e de outras especialidades diagnósticas em um ambiente acolhedor e moderno. Você pode obter mais informações pelo WhatsApp (telefone 4004-3220) e conferir qual unidade fica mais próxima a você. Converse sempre com seu médico.


27/08/25

27 de agosto de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias